"Canelite" - Síndrome do Estresse Tibial Medial
Popularmente conhecida como "canelite", a síndrome do estresse tibial medial é resultado da sobrecarga óssea da tíbia. É uma das principais lesões nos membros inferiores aparecendo entre 6% a 16% da população geral e em até 50% dentro de grupos específicos de atletas.
A sobrecarga óssea pode evoluir para a conhecida fratura por estresse cujo tratamento é prolongado e às vezes, cirúrgico.
Como preveni-la?
O autor Debbie Craig da Universidade do Norte Arizona fez uma revisão dos estudos científicos realizados entre 1966 e 2000 buscando identificar os métodos de prevenção. O resultado foi inconclusivo, mas algumas evidências científicas foram observadas conforme publicadas no Journal of Athletic Training:
a) fatores de risco: pronação do pé*, aumento da tensão dos músculos da planta do pé, erro de treinamento (responsável por 60% dos casos), déficit de cálcio, treinamento em terrenos inclinados, calçados inadequados e lesões prévias;
b) o músculo sóleo* da perna tem maior relação com esse tipo de lesão devido ou a pequenas rupturas de suas fibras ou pela transmissão de força ao osso durante exercícios excêntricos*;
c) os principais métodos preventivos são: calçado adequado (com amortecimento), controle dos treinos de corrida* (diminuir frequência, quantidade e tempo), mobilização dos ossos do pé (principalmente o navicular), fortalecimento e recuperação muscular, repouso da musculatura por pelo menos um dia na semana.
Nossas observações:
1. Pronação do pé: é o pé com a tendência de inclinação para dentro.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiCgQa_lWybwkcVnIAP-UIOWIJcJaXl-nCFLs792XriHKudI3vLr8iQn9Z7QcsDBrgyGwJSmaiPuq7jWBZmgyAjRn1CRkiN6AcgARL3VwlGbXIKQPJh6Qx9SS9CzypwwgrkKfXv66pnRIoA/s1600/pes.jpg)
2. Músculo sóleo: está localizado abaixo dos gastrocnêmios (gêmeos), formando a grande massa muscular da "batata da perna".
3. Exercícios excêntricos são aqueles quando existe contração muscular, mas o movimento é contrário ao natural da articulação. São os movimentos de desaceleração. A contração excêntrica ocorre, por exemplo, na aterrissagem após split, exercícios de escadinha, movimentos na ponta dos pés, onde o sóleo auxilia no controle do retorno do calcanhar ao solo.
4. Treinos de corrida: sugere-se aumento de no máximo 30% de volume de exercícios em um ano de treino. Aumento de intensidade, frequência e volume em curto intervalo de treino (por exemplo, de um dia para outro), facilita a ocorrência da lesão.
4. Treinos de corrida: sugere-se aumento de no máximo 30% de volume de exercícios em um ano de treino. Aumento de intensidade, frequência e volume em curto intervalo de treino (por exemplo, de um dia para outro), facilita a ocorrência da lesão.
(Fonte: Wikipedia)
Idealizadora e editora (deste informativo): Sâmela dos Santos Fortuna.
Graduada em Educação Física na Universidade Católica do Salvador.
Graduada em Educação Física na Universidade Católica do Salvador.
![[ffgl1.jpg]](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg8JK4XUeO-cPt6Mda2k1-zqFE8EYqy375CqMRlwIoZDwhdUmoQ2KsS2gMzTwCk6LAQ5h3JsMHJMg7aPUJElFhs7rq1TalA1LulJ6kcWPnXtMPwZmDMh75Ulm3tu9TaQMWl8GJIg7ZLsgdh/s220/ffgl1.jpg)
Um comentário:
Parabéns pelo trabalho de divulgar informações importantes para a saúde das pessoas. Queremos, entretanto, solicitar a notificação da autoria do texto "Canelite". Obrigado. Equipe BANGSPORTS.
Postar um comentário