segunda-feira, 21 de julho de 2008

Síndrome do Túnel do Carpo

O que é túnel do carpo: Localiza-se na face ventral do punho e se estende até a palma da mão, comporta em seu interior o nervo mediano e 9 tendões flexores dos dedos.
A síndrome: A doença é acometida pela compressão do nervo mediano, provavelmente por inflamações das estruturas internas do túnel do carpo.

Sintomatologia: O nervo mediano é responsável pela sensibilidade dos dedos polegar, indicador, médio e a face externa do anular, além de inervar alguns músculos das mãos, por isso com a compressão do mesmo é bastante comum queixas de dormência, ardor ou formigamento nas mãos, dificuldade de segurar as coisas também é bastante comum, a síndrome tem caráter progressivo e crônico.










Criador e Idealizador (deste informativo): Paulo Henrique F. Fortuna.
Editora: Sâmela dos Santos Fortuna.
Graduados em Educação Física na Universidade Católica do Salvador

[ffgl1.jpg]

2 comentários:

Lugana Olaiá disse...

Gente eu acho que estou com está síndrome miserável!
Ah, Henrique, sua entrevista estou guardando para um blog mais esportivo que pretendo orientar Jorge para alimentar.
Se não rolar, publico, estou dando satisfação para não achares que te fiz de bobo..
Inté...
Sim, sinto dores (será a tal síndrome?)

FF Ginástica Laboral disse...

Pode ser que seja sim Lugana, mas em que Ocasiões você sente essas dores? Ao digitar? Escrever? Segurar? E a uanto tempo vem sentindo isso? Primeiramente faça esse teste:

- Teste de Phalen - Ambos os punhos em flexão provocam a precipitação dos sintomas de formigamento, hipoestesia (diminuição da sensibilidade tátil, térmica e dolorosa em uma região corporal.) ou hiperestesia (é um distúrbio neurologico que se dá ao excesso de sensibilidade de um sentido ou órgão a qualquer estímulo.) no território inervado pelo nervo mediano. Isto ocorre porque esta posição diminui o continente do túnel e precipita os sintomas da Síndrome do túnel do carpo.
***************************************
Tendo em conta que a doença é acometida pela compressão do nervo mediano, provavelmente por inflamações das estruturas internas do túnel do carpo o tratamento para os casos de compressão leve pode ser inicialmente feito através de imobilização. Os remédios, anti-inflamatórios ou "anti-neuríticos", podem também ser utilizados, podendo trazer alívio ou até mesmo a remissão dos sintomas em alguns casos.

Quando o tratamento clínico não obtém sucesso, ou naqueles nos quais o exame eletroneuromiográfico revela compressão mais grave do nervo, pode ser realizado o tratamento cirúrgico. O objetivo da cirurgia é abrir o canal por onde passa o nervo, resolvendo o problema definitivamente na maioria dos casos. Quando o nervo permaneceu comprimido por muito tempo antes da cirurgia pode haver sequela definitiva tanto de sensibilidade como motora (atrofia do músculo do polegar, com falta de força para a oponência do polegar - movimento de "pinça" dos dedos), por isso não se deve retardar demasiadamente uma cirurgia caso outras formas de tratamento comprovadamente não derem resultado.

A cirurgia pode ser facilmente realizada sob anestesia local, em regime ambulatorial (não existe necessidade de internação em Hospital).

Mas antes de tudo, procure um médico..
Espero ter respondido como esperava.