domingo, 10 de agosto de 2008

Bursite






A bursa age como uma almofada entre o músculo e o osso. Ela reduz a fricção entre os ossos causada pelos movimentos, e torna a articulação mais flexível.
A bursite é um problema comum que freqüentemente acontece quando uma articulação é usada em excesso. É mais comum em pessoas que estão acima do peso, idosos ou em diabéticos.





  • Sintomas

Dor ao redor das juntas (ombro, quadril, cotovelo e joelho) especialmente quando a junta é pressionada ou é movimentada.
Inchaço ou edema
Inflamação – A combinação dos sinais clássicos de vermelhidão, calor e inchaço da articulação - que são menos comuns e podem significar que a articulação está infectada
Restrição aos movimentos articulares.
  • Ao sentir esses sintomas procure um médico.



  • Prevenção 

A melhor maneira de se prevenir a bursite é evitar os movimento repetitivos de uma articulação, especialmente se você está acima do peso. Perder peso pode reduzir o risco de desenvolver uma bursite nas pernas. Se a tensão repetitiva em uma bursa não pode ser evitada, o uso de protetores pode ajudar a prevenir a bursite.




Criadora e Idealizadora (deste informativo): Sâmela dos Santos Fortuna.
Graduada em Educação Física na Universidade Católica do Salvador.


[ffgl1.jpg]

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá comecei a sentir dores no quadril em 15/03/2011, um mês depois procurei um ortopedista, fiz um exame e descobri estar com bursite trocanterica no quadril e tendinose no gluteo esquerdo. Ele me prescreveu um antiflamatorio, passou um tempo, voltei no medico e alem do antiflamatorio ele utilizou um corticoide atraves de injecao (nao foi infiltracao). Cansada de continuar com dor e apos suspender a atividade que causou a bursite, fiquei de repouso por aproximadamente 25 dias, procurei outro ortopedista que prescreveu outro corticoide injetavel, queria fazer infiltracao mas como me falaram que doi muito eu nao quis. Agora ja fazem 40 dias que estou de repouso, a dor alivia com esse corticoide, mas nao passa. tive que parar de fazer minha caminhada diaria a 2 meses, indicada por meu cardiologista por causa da pressao. Agora pergunto: alivia a bursite e complica a pressao!! Ja estou ficando irritada com essa situacao! Ninguem resolve meu problema! A min ha caminhada era minha terapia tambem, eu dormia bem... agora tenho dificuldade em dormir, estou sem folego. Existe algum exercicio que eu possa fazer? Fui ver hidroginastica mas é muito cara e nao da para pagar. Agora faço alguns exercicios diarios de alongamento para o quadril, a injecao de corticoide a cada 15 dias e uma pomada analgesica. Obrigada. Débora

Anônimo disse...

Olá Débora. A melhor indicação que eu posso fazer é que procure sempre se comunicar com o seu médico, ele juntamente com outros profissionais ( Fisioterapeuta, Educador Físico, entre outros) podem te dar uma melhor solução. sobre a hipertensão procure ir a um outro médico ou converse melhor com ele. Qual é o grau da sua hipertensão? Grau 1, 2..? A atividade física é de fundamental importância para a manutenção da pressão arterial, principalmente no primeiro estágio que é a hipertensão leve. Procure uma 2° opinião médica e entre em contato com um profissional de Educação Física para ajustar essa questão da caminhada.